Com o avanço da tecnologia, mudamos a forma que nos relacionamos e também a forma que consumimos marcas e produtos.
Hoje podemos notar que existem diversas possibilidades de negócios ganhando novas formas com plataformas, ferramentas e diferentes modelos de compra e venda disponíveis para os consumidores, principalmente os digitais.
Um modelo que tem se popularizado entre empresários e clientes é o marketplace.
Ele basicamente foi espelhado nos locais de compra, como feiras, mercados ou shoppings, por exemplo. Porém, inserido no comércio digital, o que faz dele uma excelente ferramenta para vendas online.
Nele é possível reunir em um só lugar diversos produtos e marcas, transformando-o em uma espécie de vitrine virtual, aumentando as possibilidades de venda.
O cliente tem acesso a um catálogo diversificado e efetua a compra através da própria ferramenta, mas não é ela que é responsável pela garantia ou envio do produto, a responsabilidade é por conta da própria marca escolhida. Ou seja, há interação entre os clientes e a empresa no momento de compra.
Os três pilares
No geral, a estrutura desse modelo é formado por três pilares:
A plataforma é o local intermediário das transações, possuindo dois níveis de acesso: um para o lojista e outro para o cliente.
Os vendedores são como parceiros que disponibilizam os seus serviços no local, organizando os seus produtos e oferecendo-os aos consumidores, inclusive pacotes e promoções. São responsáveis pelas informações de sua própria mercadoria e de sua loja.
O consumidor vê tudo como uma loja virtual normal, pois seu acesso e as compras são realizadas dentro do próprio site.
A diferença entre comprar em um site específico de uma marca para o marketplace é de que aqui ele pode usufruir de um catálogo muito maior, tendo a possibilidade de comparar preços, produtos e marcas, finalizando a sua compra optando pelo melhor para ele.
Um bom negócio
Para a plataforma ser boa, ela precisa permitir uma navegabilidade e usabilidade fáceis e intuitivas tanto para os compradores quanto para os vendedores, possuindo métodos simples de escolha e pagamentos dos produtos, facilitando a interação da marca com o cliente e a possibilidade de compra.
Divulgando a sua marca
Dentro do marketplace você terá uma concorrência com a sua loja como se estivesse dentro dentro de um shopping. Por isso, invista em anúncios dentro das redes sociais, em blogs, criando vídeos ou e-mail marketing. Evidencie o seu negócio para se sobressaltar!
Comece agora mesmo
Segundo o estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil feita pela Precifica em 2018, foi registrado quase o dobro de marcas e empreendimentos entrando como parceiros neste negócio comparado ao ano de 2017.
Cada vez mais o comércio digital cresce no Brasil e no mundo. Por todas essas possibilidades que apresentamos aqui, o marketplace segue se destacando.
Veja alguns exemplos que utilizam essa plataforma para você se inspirar: Mercado Livre, a Amazon e a Dafiti.
Entre em contato conosco para conhecer melhor a plataforma que mais cresce no mundo digital dos negócios!
Com o avanço da tecnologia, mudamos a forma que nos relacionamos e também a forma que consumimos marcas e produtos.
Hoje podemos notar que existem diversas possibilidades de negócios ganhando novas formas com plataformas, ferramentas e diferentes modelos de compra e venda disponíveis para os consumidores, principalmente os digitais.
Um modelo que tem se popularizado entre empresários e clientes é o marketplace.
Ele basicamente foi espelhado nos locais de compra, como feiras, mercados ou shoppings, por exemplo. Porém, inserido no comércio digital, o que faz dele uma excelente ferramenta para vendas online.
Nele é possível reunir em um só lugar diversos produtos e marcas, transformando-o em uma espécie de vitrine virtual, aumentando as possibilidades de venda.
O cliente tem acesso a um catálogo diversificado e efetua a compra através da própria ferramenta, mas não é ela que é responsável pela garantia ou envio do produto, a responsabilidade é por conta da própria marca escolhida. Ou seja, há interação entre os clientes e a empresa no momento de compra.
Os três pilares
No geral, a estrutura desse modelo é formado por três pilares:
A plataforma é o local intermediário das transações, possuindo dois níveis de acesso: um para o lojista e outro para o cliente.
Os vendedores são como parceiros que disponibilizam os seus serviços no local, organizando os seus produtos e oferecendo-os aos consumidores, inclusive pacotes e promoções. São responsáveis pelas informações de sua própria mercadoria e de sua loja.
O consumidor vê tudo como uma loja virtual normal, pois seu acesso e as compras são realizadas dentro do próprio site.
A diferença entre comprar em um site específico de uma marca para o marketplace é de que aqui ele pode usufruir de um catálogo muito maior, tendo a possibilidade de comparar preços, produtos e marcas, finalizando a sua compra optando pelo melhor para ele.
Um bom negócio
Para a plataforma ser boa, ela precisa permitir uma navegabilidade e usabilidade fáceis e intuitivas tanto para os compradores quanto para os vendedores, possuindo métodos simples de escolha e pagamentos dos produtos, facilitando a interação da marca com o cliente e a possibilidade de compra.
Divulgando a sua marca
Dentro do marketplace você terá uma concorrência com a sua loja como se estivesse dentro dentro de um shopping. Por isso, invista em anúncios dentro das redes sociais, em blogs, criando vídeos ou e-mail marketing. Evidencie o seu negócio para se sobressaltar!
Comece agora mesmo
Segundo o estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil feita pela Precifica em 2018, foi registrado quase o dobro de marcas e empreendimentos entrando como parceiros neste negócio comparado ao ano de 2017.
Cada vez mais o comércio digital cresce no Brasil e no mundo. Por todas essas possibilidades que apresentamos aqui, o marketplace segue se destacando.
Veja alguns exemplos que utilizam essa plataforma para você se inspirar: Mercado Livre, a Amazon e a Dafiti.
Entre em contato conosco para conhecer melhor a plataforma que mais cresce no mundo digital dos negócios!
Serviços
© 2025 Agência Faro | Agência de Marketing Digital | CNPJ 24.293.457/0001-08